domingo, 27 de novembro de 2022

RESULTADO DO PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA

 

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES

 

INTRODUÇÃO

O projeto surgiu a partir da experiência do ano passado, onde, enquanto diretora desenvolvi o projeto Plantando uma sementinha, colhendo aprendizagem, neste foi envolvido toda comunidade escolar, família e até mesmo pessoas fora deste contexto, no projeto. Então, este projeto não partiu da curiosidade da criança, a princípio, foi dado uma continuidade ao do ano passado, porém com um novo nome e apenas uma turma. O brincando e aprendendo com a natureza ficou mais amplo, além do plantio de verduras, legumes e frutas, exploramos elementos da natureza e brinquedos não-estruturados. Todas as experiências de aprendizagem estão embasadas na grade curricular da Educação Infantil para crianças pequenas, os cinco campos de experiências: o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, (BRASIL, 2017). O objetivo geral do projeto foi ampliar as capacidades e competências, através da natureza. E os específicos: plantar e observar o crescimento das plantas; perceber os cuidados que temos que ter para com elas; conhecer animais, plantas e suas características; manipular diferentes objetos e elementos da natureza; visitar espaços naturais; desenvolver valores e atitudes de responsabilidade com a natureza; desenvolver a linguagem oral e escrita espontânea; estimular a coordenação motora ampla; estimular a interação, socialização, imaginação e a criatividade.

METODOLOGIA

Optamos pela pedagogia de projetos, que é um ensino pautado nas experiências e a metodologia ativa, por ela promover a criança como protagonista de seu próprio aprendizado. No decorrer do projeto as crianças escolheram o que íamos plantar e os espaços para visitarmos, conhecermos e serem explorados. As famílias foram convidadas a participarem do projeto e também dos passeios fora da escola, algumas mães sempre nos acompanhavam, fomos ao Parque Florestal, Criatório das aves, UFMT, Parque Aquarela e no cinema. Recebemos das famílias ovo de codorna, milho verde, romã, pedras, para contribuir com o projeto. 

O resultado foi além do esperado, houve muita participação da família e funcionários da escola, sempre compraram nossas produções. As mães, sempre davam devolutivas com fotos das crianças plantando mudas que foram enviadas, comendo verduras compradas ou doadas pela turma e também sempre que possível, nos acompanhavam nos passeios fora da escola. Quando digo que foi além dos objetivos do projeto, as crianças desenvolveram as capacidades específicas para a sua faixa etária, de acordo com a BNCC (2017), como também, na leitura e escrita, várias crianças no nível silábico com valor sonoro, duas silábico alfabético e uma alfabetizada. Tudo isso, nas interações e brincadeiras, logo digo, criança aprende brincando.

CONCLUSÃO

Diante do exposto, só posso reafirmar: criança aprende brincando.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário