RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES
INTRODUÇÃO
O
projeto surgiu a partir da experiência do ano passado, onde, enquanto diretora
desenvolvi o projeto Plantando uma sementinha, colhendo aprendizagem, neste foi
envolvido toda comunidade escolar, família e até mesmo pessoas fora deste
contexto, no projeto. Então, este projeto não partiu da curiosidade da criança,
a princípio, foi dado uma continuidade ao do ano passado, porém com um novo
nome e apenas uma turma. O brincando e aprendendo com a natureza ficou mais
amplo, além do plantio de verduras, legumes e frutas, exploramos elementos da
natureza e brinquedos não-estruturados. Todas as experiências de aprendizagem
estão embasadas na grade curricular da Educação Infantil para crianças
pequenas, os cinco campos de experiências: o eu, o outro e nós; corpo, gestos e
movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação;
espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, (BRASIL, 2017). O
objetivo geral do projeto foi ampliar as capacidades e competências, através da
natureza. E os específicos: plantar e observar o crescimento das plantas;
perceber os cuidados que temos que ter para com elas; conhecer animais, plantas
e suas características; manipular diferentes objetos e elementos da natureza;
visitar espaços naturais; desenvolver valores e atitudes de responsabilidade com
a natureza; desenvolver a linguagem oral e escrita espontânea; estimular a
coordenação motora ampla; estimular a interação, socialização, imaginação e a
criatividade.
METODOLOGIA
Optamos pela
pedagogia de projetos, que é um ensino pautado nas experiências e a metodologia
ativa, por ela promover a criança como protagonista de seu próprio aprendizado.
No decorrer do projeto as crianças escolheram o que íamos plantar e os espaços
para visitarmos, conhecermos e serem explorados. As famílias foram convidadas a
participarem do projeto e também dos passeios fora da escola, algumas mães
sempre nos acompanhavam, fomos ao Parque Florestal, Criatório das aves, UFMT,
Parque Aquarela e no cinema. Recebemos das famílias ovo de codorna, milho
verde, romã, pedras, para contribuir com o projeto.
O
resultado foi além do esperado, houve muita participação da família e funcionários
da escola, sempre compraram nossas produções. As mães, sempre davam devolutivas
com fotos das crianças plantando mudas que foram enviadas, comendo verduras
compradas ou doadas pela turma e também sempre que possível, nos acompanhavam
nos passeios fora da escola. Quando digo que foi além dos objetivos do projeto,
as crianças desenvolveram as capacidades específicas para a sua faixa etária,
de acordo com a BNCC (2017), como também, na leitura e escrita, várias crianças
no nível silábico com valor sonoro, duas silábico alfabético e uma
alfabetizada. Tudo isso, nas interações e brincadeiras, logo digo, criança
aprende brincando.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, só
posso reafirmar: criança aprende brincando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário