domingo, 27 de novembro de 2022

BRINCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA


PROJETO

BRINCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA

 

1.     INTRODUÇÃO

 

A EMEI Tatiana Belinky, possui um amplo espaço externo, rico pela natureza que possui. As crianças amam passear por entre as flores, plantas, árvores, procurando sua sombra para se aconchegarem. Elas são seres pensantes e curiosos, estão sempre questionando e levantando hipótese sobre tudo que faz parte do ambiente ao qual estão inseridas. Diante de tantas possibilidades de aprendizagem que a natureza nos possibilita, surgiu o projeto Brincando e aprendendo com a natureza.

 

2.     OBJETIVO GERAL

*     Ampliar as capacidades e competências, através da natureza.

2.1.Objetivos específicos

*     Plantar e observar o crescimento das plantas;

*     Perceber os cuidados que temos que ter para com elas;

*     Conhecer animais, plantas e suas características;

*     Manipular diferentes objetos e elementos da natureza;

*     Visitar espaços naturais;

*     Desenvolver valores e atitudes de responsabilidade com a natureza;

*     Desenvolver a linguagem oral e escrita espontânea.

*     Estimular a coordenação motora ampla;

*     Estimular a interação, socialização, imaginação e a criatividade.

 

3.     JUSTIFICATIVA

 

A maioria das crianças demonstram muita curiosidade à respeito da natureza. Percebendo este interesse, resolvemos mergulhar neste universo rico em encantos e belezas. O presente projeto, justifica-se por apresentar peculiaridades fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, possibilitando à ela (BNCC, 2017) conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se, no decorrer do mesmo.

O projeto possibilita a criança vivenciar a natureza, através de experiências concretas, dando asas à imaginação, a curiosidade e suas infinitas possibilidades de aprendizagem.

 

4.     METODOLOGIA

 

Optamos pela pedagogia de projetos, que é um ensino pautado nas experiências e a metodologia ativa, por ela promover a criança como protagonista de seu próprio aprendizado. A BNCC - Base Nacional Comum Curricular irá guiar todas as capacidades a serem desenvolvidas para esta faixa etária.

A pedagogia de projetos nos possibilita uma flexibilidade durante seu desenvolvimento, sabemos quando (março de 2022) e como iniciou, mas quando irá terminar não podemos colocar uma data, provavelmente em dezembro, depende do interesse das crianças e das possíveis ramificações que surgirão.

 

5.     PÚBLICO-ALVO

 

O presente projeto será desenvolvido com as crianças pequenas da Fase II C, matriculadas na Escola municipal de Educação Infantil Tatiana Belinky, situada na rua João Pedro Moreira de Carvalho, nº 556, bairro Menino Jesus I, município de Sinop-MT. E contará com a participação da família

 

6.     CRONOGRAMA

 

 

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Exp.apr

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Plantio

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Colheita

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Exp. fora da escola

 

X

X

X

 

 

X

X

 

 

 

7.     RECURSOS

 

O ser humano é indispensável em qualquer processo. Vamos precisar também de recursos financeiros para as visitas que pretendemos fazer em ambientes naturais. Recursos estes, que serão arrecadados com a venda de mudas de plantas.

 

8.     AVALIAÇÃO

 

Dar-se-á através da observação diária, de forma processual, contínua e qualitativa. Analisando e registrando, seja através da escrita, fotos e filmagens, o interesse e o desenvolvimento da criança, diante das experiências de aprendizagem propostas.

 

9.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário