PROJETO
BRINCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA
1. INTRODUÇÃO
A EMEI Tatiana
Belinky, possui um amplo espaço externo, rico pela natureza que possui. As crianças
amam passear por entre as flores, plantas, árvores, procurando sua sombra para
se aconchegarem. Elas são seres pensantes e curiosos, estão sempre questionando
e levantando hipótese sobre tudo que faz parte do ambiente ao qual estão
inseridas. Diante de tantas possibilidades de aprendizagem que a natureza nos
possibilita, surgiu o projeto Brincando e aprendendo com a natureza.
2. OBJETIVO
GERAL
Ampliar
as capacidades e competências, através da natureza.
2.1.Objetivos
específicos
Plantar
e observar o crescimento das plantas;
Perceber
os cuidados que temos que ter para com elas;
Conhecer
animais, plantas e suas características;
Manipular
diferentes objetos e elementos da natureza;
Visitar
espaços naturais;
Desenvolver
valores e atitudes de responsabilidade com a natureza;
Desenvolver
a linguagem oral e escrita espontânea.
Estimular
a coordenação motora ampla;
Estimular
a interação, socialização, imaginação e a criatividade.
3. JUSTIFICATIVA
A maioria das
crianças demonstram muita curiosidade à respeito da natureza. Percebendo este
interesse, resolvemos mergulhar neste universo rico em encantos e belezas. O
presente projeto, justifica-se por apresentar peculiaridades fundamentais para
o desenvolvimento integral da criança, possibilitando à ela (BNCC, 2017) conviver,
brincar, participar, explorar e conhecer-se, no decorrer do mesmo.
O projeto
possibilita a criança vivenciar a natureza, através de experiências concretas,
dando asas à imaginação, a curiosidade e suas infinitas possibilidades de
aprendizagem.
4. METODOLOGIA
Optamos pela pedagogia
de projetos, que é um ensino pautado nas experiências e a metodologia ativa,
por ela promover a criança como protagonista de seu próprio aprendizado. A BNCC
- Base Nacional Comum Curricular irá guiar todas as capacidades a serem
desenvolvidas para esta faixa etária.
A
pedagogia de projetos nos possibilita uma flexibilidade durante seu
desenvolvimento, sabemos quando (março de 2022) e como iniciou, mas quando irá
terminar não podemos colocar uma data, provavelmente em dezembro, depende do
interesse das crianças e das possíveis ramificações que surgirão.
5. PÚBLICO-ALVO
O presente
projeto será desenvolvido com as crianças pequenas da Fase II C, matriculadas
na Escola municipal de Educação Infantil Tatiana Belinky, situada na rua João
Pedro Moreira de Carvalho, nº 556, bairro Menino Jesus I, município de
Sinop-MT. E contará com a participação da família
6. CRONOGRAMA
|
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
Exp.apr |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Plantio |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Colheita |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Exp.
fora da escola |
|
X |
X |
X |
|
|
X |
X |
|
|
7. RECURSOS
O ser humano é
indispensável em qualquer processo. Vamos precisar também de recursos
financeiros para as visitas que pretendemos fazer em ambientes naturais.
Recursos estes, que serão arrecadados com a venda de mudas de plantas.
8. AVALIAÇÃO
Dar-se-á através
da observação diária, de forma processual, contínua e qualitativa. Analisando e
registrando, seja através da escrita, fotos e filmagens, o interesse e o
desenvolvimento da criança, diante das experiências de aprendizagem propostas.
9. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário