MUITAS PESSOAS QUESTIONAM SOBRE PORQUE NÃO ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL...ANTES SE ALFABETIZAVA E NÃO ERA BOM?..BEM... EU ACREDITO QUE ESTARÍAMOS PULANDO UMA FASE MUITO IMPORTANTE DO NOSSO DESENVOLVIMENTO...A PARTE MOTORA...O QUE NÃO NOS FOI PROPICIADO E ESTIMULADO NESTA FASE DE ZERO À CINCO ANOS, NÃO VOLTARÁ MAIS....EU SOU UM EXEMPLO DISTO, PORQUE NÃO FREQUENTEI A PRÉ ESCOLA, TENHO DIFICULDADE EM AGARRAR BOLA, NÃO SEI PULAR CORDA, NÃO VIRO CAMBALHOTA, TENHO PÉSSIMO EQUILÍBRIO, DEMOREI MUITO A ANDAR DE BICICLETA E NÃO RECORTO COM DESTREZA. TUDO ISTO TRABALHAMOS NA EI.O QUE ME FAVORECEU FOI A VIDA NO INTERIOR, ONDE SUBIA E DESCIA DE ÁRVORES E BRINCAVA MUITO NA RUA DE PEGA PEGA, PIQUE ESCONDE ENTRE OUTROS....O DESENVOLVIMENTO MOTOR NESTA IDADE É MUITO VISÍVEL E RÁPIDO, OS ESTÍMULOS DEVEM COMEÇAR PELA COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA, ATÉ CHEGAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E MOVIMENTO DE PINÇA, POIS PRIMEIRO SENTAMOS, ENGATINHAMOS, ANDAMOS PARA DEPOIS RECORTAR, DESENHAR, RASGAR E ESCREVER. ENTÃO, VAMOS ESTIMULAR NOSSAS CRIANÇAS, PROPORCIONAR O BRINCAR, O FAZ DE CONTA, MUITO MOVIMENTO....MAS TAMBÉM PODEMOS MOSTRAR PARA ELAS QUE VIVEMOS NUM MUNDO LETRADO, ATRAVÉS DOS DIFERENTES GÊNEROS LITERÁRIOS... LIVROS DE QUALIDADE, FÁBULAS, REVISTAS, RECEITAS, HQS....PARA ELA ENTENDER QUE TUDO QUE FALAMOS PODEMOS ESCREVER...ISTO É EI...ESTIMULAR A CRIANÇA PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA, LINGUAGEM, ESCRITA, VALORES, INTERAÇÃO, EM FIM PROPORCIONAR ATIVIDADES ATRATIVAS E PRAZEROSAS QUE FAVOREÇAM SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL.PARA ELAS SERÃO APENAS BRINCADEIRAS, MAS PARA NÓS PROFESSORES ATIVIDADES OU EXPERIÊNCIAS COM OBJETIVO.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário